SOBRE

Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde - CIEVS

 

Muitas das emergências em saúde pública, como os surtos, desastres naturais, acidentes com produtos perigosos, dentre outros, frequentemente demandam muito esforço dos serviços de saúde, necessitando respostas de modo rápido e intenso. Paralelamente, estão associadas com alta morbidade e mortalidade, afetando as atividades econômicas, trânsito de pessoas e de mercadorias, desenvolvimento, entre outros aspectos sociais. No Anexo II da Portaria nº 104/GM/MS, de 25 de janeiro de 2011, são listados os eventos que se constituem possíveis emergências de saúde pública.

Em situações de surtos e outras emergências em saúde pública, é necessário dispor de recursos, equipes e suprimentos para programar as medidas de prevenção e controle.  Esse cenário faz com que muitas das situações de emergência em saúde pública, que outrora eram limitadas a uma área geográfica restrita, possam hoje ser consideradas de risco potencial para outras regiões, superando limites regionais e nacionais. Uma resposta efetiva para emergências em saúde pública requer ações coletivas pelos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), construindo e fortalecendo a capacidade nacional e a eficiência na coordenação. Considerando a necessidade de ação rápida, incluindo suporte logístico durante as emergências, é necessário fortalecer a capacidade da resposta regional e estabelecer a estratégia das ações.

Com o objetivo de aprimorar a resposta às situações de emergência em saúde pública no Brasil, o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), inaugurou, em outubro de 2005, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Segundo a Portaria nº 30, de 07 de julho de 2005, o CIEVS tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar, precoce e oportunamente, emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Neste sentido, o CIEVS e toda a sua Rede atuam diretamente na detecção, avaliação/verificação, monitoramento e resposta coordenada aos riscos de saúde pública, incluindo os de relevância nacional e/ou internacional.

Equipe

Ana Paula

Analista em Saúde - Enfermeira

Servidor Efetivo | Coordenação - CIEVS

Savio Soares

Analista em Saúde - Odontólogo

Servidor Efetivo

Larissa Timponi

Analista em Saúde - Nutricionista

Apoiadora - Ministério da Saúde

Raquel Cristina

Analista em Saúde - Enfermeira

Residente (Saúde Coletiva) | FESP

Evellyn Sousa

Analista em Saúde - Biomédica

Residente (Saúde Coletiva) | FESP

Manuela Máximo

Analista em Saúde - Enfermeira

Pesquisadora Multidisciplinar | FESP

Arcabouço Normativo

Centro de informações estratégicas em vigilância em saúde - CIEVS

Documento que compõe a coleção institucional do Ministério da Saúde e dipões de informações sobre o CIEVS, sua estrutura e funcionamento.

Nota Informativa nº 19/2022 - DESMP/SVS/MS

Dispões sobre a alteração da PRT de Consolidação nº 3 para altear a Rede Vigiar SUS - CIEVS como componente desta Rede.

Portaria GM/MS nº 3.303, de 29 de novembro de 2021

Repasse de recursos federais aos estados, municípios e Distrito Federal para o fortalecimento da Rede CIEVS e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Portaria GM/MS nº 3.303, de 29 de novembro de 2021

Altera as Portarias de Consolidação GM/MS nº 3 e 5, de 28 de setembro de 2017, para instituir o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Rede Nacional dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS), ambos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)